quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conjunto Ceará conquista sua voz na FM Polo


As batalhas das rádios comunitárias no Brasil ainda são longas. Os grandes meios de comunicação privados detém o controle e a distribuição das informações que são veiculadas na sociedade. Porém diversos setores lutam por seus próprios meios de se comunicar, de levar sua voz para as ruas e o mundo. Em Fortaleza, hoje existem 13 rádios comunitárias legalizadas.



Um destes exemplos de luta pela comunicação voltada para os interesses comunitários é a Rádio FM Polo localizada no bairro Conjunto Ceará. Esta experiência já está no ar há 16 anos e vem desenvolvendo um trabalho de comunicar e transformar o bairro.

 A linguagem da rádio é toda voltada para o seu público alvo que são os moradores da própria localidade. Uma das grandes dificuldades encontradas foi à expectativa que a população local já tinha do rádio comercial. Surge então a necessidade de conscientização dos moradores para desmitificar a influência das grandes mídias que predominavam no bairro. “No início, foi feito um trabalho de articulação junto a algumas faculdades que mobilizaram a comunidade para conversar sobre o projeto da FM Polo como veículo comunitário de caráter social”, relata Valtencir Melo, diretor da emissora. Sua programação é muito diversificada para que possa abranger todos os públicos.

 A emissora transmite programas religiosos com respeito a cada igreja, seja católica ou evangélica. Também veicula programas direcionado ao público da terceira idade e para a juventude do bairro. "Dessa forma, é gratificante trabalhar com o popular, para fazer o diferencial, criar uma nova forma de comunicação diferenciada dos padrões da grande mídia", destaca Valtencir.

 A abrangência da FM Polo é limitada e corresponde ao alcance local do bairro. Por isso, surge a necessidade de utilizar a internet com a criação do site, incluindo a rádio online. A internet potencializou a divulgação do noticiário local que possa a ser acessado por outros ouvintes de diversos estados do país e do mundo. Com a divulgação na Web, a principal preocupação da comunidade foi manter o perfil, garantindo a identidade do veiculo.

Texto: Hildebrando Andrade/ De Assis Soares
Imagens: Rafael Miranda/ Wesley Lima
Áudio: Raquel Luz/ Silvana Bezerra

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