domingo, 15 de julho de 2012

O Jornal que faz a diferença no Bairro Vila Velha


Marcos Lima
A ideia de criar um jornal voltado para a comunidade e para o povo nasceu em 2004, na Igreja, em conversas com grupos de jovens da comunidade São Francisco. Foi a partir de articulações realizada com os moradores do bairro Vila Velha, geralmente conversas de calçadas, que começaram a pensar o que poderia ser desenvolvido para melhorar a imagem do bairro. Por ser conhecido na mídia, como uma localidade violenta, o Vila Velha possuía uma imagem negativa. Para reverter a situação, a comunidade pensou um jornal de bairro.

Após meses de conversas e articulações, surgiu o nome provisório, “Nosso Jornal”. O tempo passou. A ideia da publicação não foi adiante no primeiro momento, mas em 2006 a equipe voltou a fazer articulações e repensar o impresso. Então ressurgiu a mobilização para editar um jornal mantido por pessoas da própria comunidade. Nasceu assim o Vila Noticia.
Sua primeira edição começou a circular em fevereiro de 2008, somente no Vila Velha, em Fortaleza, Ceará. Segundo os criadores do Vila Notícia, a intenção desde o início era construir um jornal que pudesse trabalhar a comunicação no bairro e nas localidades próximas. Eles nunca tiveram a finalidade de sair dos limites da cidade.
A proposta inicial dos integrantes do Vila Noticia não era ganhar dinheiro com o jornal. Isso ficou claro quando decidiram que na capa jamais haveria anúncios e a publicidade ocuparia no máximo 25% de cada edição. Os outros 75% são dedicados para matérias do grande Vila Velha. Para dar continuidade a ideia, contaram com o apoio da comunidade. Várias pesquisas foram feitas para saber a opinião dos moradores sobre os conteúdos a serem veiculados no  Vila Noticia.
A tiragem do jornal começou com 5 mil exemplares. Oito pessoas faziam sua distribuição, com o intuito de fortalecer o diálogo em favor do periódico, empoderando as raízes e sonhos da comunidade. Os impressos eram entregues de mãos em mãos, um trabalho de formiguinha feito com amor e dedicação. O Vila Noticia começou a organizar-se mais quando as pessoas começaram a participar do jornal, dando opiniões e sugerindo matérias.
Após seis publicações do jornal, a edição impressa esta parada há um ano e três meses. Segundo Marcos Lima, integrante da equipe que criou o Vila Noticia, a produção do impresso parou porque “alguns integrantes casaram e constituíram famílias deixando de contribuir com o jornal. A equipe de oito pessoas ficou com somente três. Com isso veio o acumulo de tarefas, muito trabalho para poucas pessoas”. No entanto a comunidade quer que o jornal volte a circular. O principal desafio para que isso aconteça é aumentar o número de integrantes no grupo, mas essa solução será conquistada pela mobilização da própria comunidade do Bairro Vila Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário