sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Apesar deles, Conferência do Ceará deve ser uma das maiores do Brasil

Apesar da tentativas dos empresários de desestabilizar e praticamente inviabilizar a Conferência Estadual de Comunicação, a etapa cearense pode ser, numérica e qualitativamente uma das três principais do Brasil. As inscrições podem ser feitas até os momentos iniciais do evento, que acontece no Ponta Mar Hotel de 20 a 22 de novembro

O Ceará está a poucas horas de um momento importantíssimo para o conjunto das demandas históricas de trabalhadoras e tralhadores, estudantes, professores (as), radialistas, comunicadores (as) populares, sindicalistas, ativistas de movimentos sociais. Apesar de tratar de uma série de temas-tabu, começa nesta sexta-feira (20), às 18h, no Ponta Mar Hotel, a I Conferência Estadual de Comunicação (Conecom-CE). Com mais de 900 pessoas inscritas antecipadamente, a Conferência vai representar a pluralidade cultural das regiões do estado, além de etnias, raças, gêneros, gerações, diversidade sexual e outras segmentações específicas. As inscrições estão abertas, no Portal do Governo do Estado, até o meio-dia desta sexta, mas ainda vão ser aceitas no local do evento.

Logo após a solenidade de abertura, às 19h, vai haver um debate sobre o tema central da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) - “Comunicação: meios para a construção de direitos”. À mesa, o jornalista Jonas Valente, representante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social na Comissão Organizadora Nacional (CON), e Cesar Rômulo Silveira Neto, superintendente-executivo da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), também da CON, além de uma representação do Governo do Estado.

Na manhã do sábado, mais uma mesa, desta vez sobre "Comunicação, sistema público e controle social" e, à tarde, os grupos de trabalho (GTs), divididos por eixos temáticos. No final da programação (final de sábado e domingo pela manhã), acontece a Plenária Final, quando vão ser lidas as propostas apresentadas nos GTs, apreciadas as moções e eleitos os delegados para a etapa nacional, que acontece de 14 a 17 de dezembro em Brasília (DF).

No Ceará, desde janeiro, começou a ser organizada a Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação (CPC-CE). Atualmente, são cerca de 30 entidades que participam das reuniões semanais da comissão. Os encontros envolvem diferentes atores, como organizações não-governamentais, sindicatos, rádios comunitárias e entidades estudantis, além de representações de partidos e mandatos parlamentares. A etapa cearense começou a ser organizada, de forma mais efetiva, a partir da abertura do governador Cid Gomes (PSB) em receber, em audiência pública realizada em julho, representantes das entidades da sociedade civil não-empresarial.

Do mês de agosto ao início de novembro, foi a vez de a Comissão Organizadora Estadual (COE), que tinha apenas a Telebrasil representando o empresariado, dar início à definição do regimento, da programação e das questões relacionadas à infraestrutura. No entanto, a apenas 8 dias da Conecom-CE, tudo teve de ser rediscutido, inclusive a própria composição da Comissão Organizadora, após a contestação de uma parcela do segmento empresarial. Isso tudo aconteceu apesar dos esforços do Governo do Estado, que empenhou recursos e disponibilizou servidores, e do diálogo permanentes com a sociedade civil não-empresarial durante mais de três meses.

Depois de 4 reuniões, com duração média de 5 horas cada, foram revisados todo o regimento e toda a programação, de acordo com as exigências feitas pelos entidades empresariais - Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo (Abrafix), Associação Nacional das Operadoras Celulares - Acel e Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra).

Sobre a Conferência
Em todo o Brasil, desde 2007, diversas entidades, movimentos e parlamentares têm se mobilizado, na Comissão Nacional Pró-Conferência (CNPC), para pressionar o Governo Federal pela realização da Conferência Nacional de Comunicação, para fossem debatidas as políticas públicas e a organização do setor de comunicação do País. Em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a Conferência, que foi convocada oficialmente em 17 de abril. O Ministério das Comunicações publicou, no dia 26 de maio, a portaria que instituiu os nomes que integram a Comissão Organizadora Nacional.

Mais informações
Inscrições para a Conecom-CE no Portal do Governo do Estado
Saite da Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação (CNPC)
Saite da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom)

Integrantes da Comissão Organizadora Estadual
Cristiane Bonfim (Sindjorce) - 8644.4042
Daniel Fonsêca (Intervozes) - 9991.5944, 8749.8794
Geraldo Sales (CUT) - 8879.2434
Amanda Nogueira (Catavento) - 88616558
Natasha Cruz (Coletivo Enecos) - 8829.2022
Ismar Capistrano (Abraço-CE) - 9602.3946

Programação da I Conecom-CE

Dias 20, 21 e 22 de novembro de 2009, no Ponta Mar Hotel (Beira-Mar)

Sexta-feira (20/11/09)

16h às 21h – Inscrições e credenciamento
18h – Abertura
19h – Painel – “Comunicação: meios para a construção de direitos”.
Mediadora: Ivonete Maia (Jornalista e Presidenta da Associação Cearense de Imprensa)
21h – Coquetel

Sábado (21/11/09)

8h às 10h – Finalização do credenciamento/inscrições
9h – Debate – “Comunicação, sistema público e controle social”
Mediador: Plínio Bortolotti (Diretor Institucional do Jornal O Povo e ex-Ombudsman)
11h30min – Divisão dos grupos de trabalho – eixos temáticos (abaixo).

Metodologia: vão ser 2 grupos para cada eixo, sendo 16 no total.

12h – Almoço
13h30min – Início dos grupos de trabalho (GTs)
15h30min – Merenda (coffee break)
16h – Plenária Final - apresentação das relatorias dos GTs

Domingo (22/11/09)

9h – Plenária Final - finalização da votação de moções
10h – Eleição de delegados (as) à etapa nacional
12h – Atividade cultural - música e almoço
15h – Encerramento

Por Ismar Capistrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário