
Em 2007, o IBGE fez uma pesquisa na qual foi percebido o crescimento do número de cidades com rádios comunitárias, jornais e revistas locais e acesso a internet.
Os provedores de internet que em 1999, chegavam a 16,4% dos municípios brasileiros. Em 2006, se encontravam em 45,6% deles. O crescimento da abrangência de provedores foi o maior verificado pela pesquisa, dentre as mídias pesquisada: 178%.
Pode-se perceber uma mudança na democratização de mídias fazendo com que mais pessoas tenham acesso a informação e a cultura. Com isso a população teria mais acesso a informação e a cultura o que ocorreria uma democratização de manifestações culturais e da arte.
Mas, segundo a Teoria Crítica, o que realmente acontece?
Ocorre tamanha banalização e massificação dos elementos culturais que o público sequer tem tempo para refletir sobre as informações que chegam até ele e o que realmente quer ou não, muitas vezes, somente seguindo, como meros fantoches, o fluxo do que acontece que é: seguir a cultura de massa vigente, disseminada pelos veículos de comunicação
Por Lídia Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário