sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bairro Monte Castelo e o jornalismo comunitário

Bom exemplo de imprensa comunitária aqui em Fortaleza é o trabalho que vem sendo realizado pelo Jornal Monte Castelo. O jornal tem edição mensal e uma tiragem de cinco mil exemplares.

Distribuído gratuitamente em locais como escolas da rede pública e praças comunitária, o Jornal Monte Castelo objetiva divulgar o trabalho realizado por associações comunitárias e ONGs, e dão prioridade as informações de projetos sociais que procuram a melhoria da vida da população carente.

Com conteúdo diversificado, o jornal procura abordar temas como a cultura local, as atividades esportivas, a reivindicações de melhorias na saúde e na educação, além de eventos populares e histórias do bairro.

O jornal tem circulação em 15 bairros de Fortaleza, são eles: Monte Castelo, Bairro Ellery, Carlito Pamplona, São Gerardo, Álvaro Weyne, Centro, Farias Brito, Jacarecanga, Bela Vista, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Bairro de Fátima, Montese, Presidente Kennedy e Pan Americano.

Como todo jornal comunitário, o jornal passa por problemas financeiros que dificultam a regularidade das edições. Por isso busca parcerias para sua manutenção. Uma dessa parceria deu-se por meio de projetos organizados pela Prefeitura de Fortaleza que, desde 2005, diz estar fortalecendo diversas iniciativas populares em comunicação comunitária que auxiliam na difusão de informações de interesse das comunidades.

Como forma de se desvencilhar das dificuldades que a impressão dos jornais acarreta e para suprir a demanda de informações, não contempladas com as edições mensais, foi criado em 2008 o site do Monte Castelo. Em sua página online eles afirmam que o site foi “constituído com o objetivo maior de ser um veículo de mídia alternativa, porta-voz da comunidade a que pertence”.

Por Domitila Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário