Bom exemplo de imprensa comunitária aqui em Fortaleza é o trabalho que vem sendo realizado pelo Jornal Monte Castelo. O jornal tem edição mensal e uma tiragem de cinco mil exemplares.
Distribuído gratuitamente em locais como escolas da rede pública e praças comunitária, o Jornal Monte Castelo objetiva divulgar o trabalho realizado por associações comunitárias e ONGs, e dão prioridade as informações de projetos sociais que procuram a melhoria da vida da população carente.
Com conteúdo diversificado, o jornal procura abordar temas como a cultura local, as atividades esportivas, a reivindicações de melhorias na saúde e na educação, além de eventos populares e histórias do bairro.
O jornal tem circulação em 15 bairros de Fortaleza, são eles: Monte Castelo, Bairro Ellery, Carlito Pamplona, São Gerardo, Álvaro Weyne, Centro, Farias Brito, Jacarecanga, Bela Vista, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Bairro de Fátima, Montese, Presidente Kennedy e Pan Americano.
Como forma de se desvencilhar das dificuldades que a impressão dos jornais acarreta e para suprir a demanda de informações, não contempladas com as edições mensais, foi criado em 2008 o site do Monte Castelo. Em sua página online eles afirmam que o site foi “constituído com o objetivo maior de ser um veículo de mídia alternativa, porta-voz da comunidade a que pertence”.
Por Domitila Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário