sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Rádio Comunidade DM, experiência que quer se renovar

E por que é difícil a concessão para as ondas no ar, mais uma vez, optaram pelas caixinhas de som espalhadas por todo o bairro... Dessa vez, foi no Dias Macedo. A experiência de radiocomunicação comunitária surgiu primeiro de uma rádio evangélica, a 100% Jesus, cuja primeira transmissão foi exatamente no mesmo dia da primeira transmissão brasileira de radiodifusão. 7 de setembro. O ano foi 1997. A Rádio que já trabalhava pela Comunidade, liderada pelo padre Giovani, obteve conquistas como o semáforo da Avenida Alberto Craveiro com a rua Pedro Dantas. Depois, no final de década de 1990, surge a Associação de Moradores do Dias Macedo e rebenta a Rádio Comunidade.

Humberto de Souza, um dos membros fundadores abrange o leque da programação. Esporte, notícias, músicas dos mais diferentes ritmos e estilos, além da assistência à comunidade substituem de vez a programação prioritariamente religiosa.

Mas nem tudo agrada a todos, como conta José Urbani, um dos voluntários que mantém a rádio em pé. São cerca de 50 caixas de som instaladas nos postes pelas ruas do bairro. Acordadas entre os vizinhos elas transmitem os programas que vão das 7h às 19h. “Uma bichinha dessas é cara, só é feia, mas é cara”, brinca Seu Manoel, outro voluntário da Rádio Comunidade.

Todo o trabalho é voluntário ali. E essa é uma das grandes dificuldades para a manutenção do meio. Pessoas com disponibilidade e qualificação faltam. Urbani e Manoel explicam que se estudantes de Comunicação Social pudessem auxiliar com as tarefas, trazendo novas idéias e o conhecimento que têm, a rádio poderia ampliar seu trabalho.

Os trabalhadores da rádio vislumbram alargar a comunicação no bairro. Pretendem montar a TV Comunidade. Já possuem alguns equipamentos, como câmera, microfones, ilha de edição, mas mais uma vez, faltam os recursos humanos.

Conhecimento Comunitário

Quem tiver interesse em trabalhar voluntariamente e aprender com a experiência de mais de dez anos de comunicação comunitária que existe no Dias Macedo, basta entrar em contato. Segue:

Site: www.amdiasmacedo.org

e-mail: amdm@amdiasmacedo.org

Telefone: 3469 - 9156


Por Sâmila Braga Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário