

A Rádio Comunitária do Dias Macedo, nomeada Rádio Comunidade, foi idealizada pelo presidente da Associação de Moradores do Dias Macedo, Humberto de Souza. A proposta inicial era criar uma programação diversificada, com transmissão ao vivo dos jogos do subúrbio e festas da comunidade. Procuram abordar temas relacionados aos interesses dos bairros, como cobranças por melhores serviços e equipamentos públicos, além da agenda cultural e incentivo a atividades locais.
A estrutura física corresponde apenas às condições básicas de funcionamento. Os recursos que matem a rádio vêem de pequenas contribuições mensais de moradores e pequenos comerciantes do bairro. O número de pessoas que produzem é muito restrito. A rádio conta apenas com três colaboradores, um técnico, e dois locutores, que dividem o dia entre a rádio e suas atividades profissionais.
Manoel Oliveira Cardoso fala com muita tristeza sobre a participação da população. Segundo ele, o pouco interesse dos moradores dificulta muito o crescimento da rádio, e em conseqüência disso, a aprovação do projeto. “O povo não gosta de informação”. Ele ainda diz que a comunidade só se interessa quando há retorno.
Devido a Rádio Comunidade não funcionar como radiodifusão, via ondas, não precisa de permissão. Mas a associação tem lutado para conseguir permissão para funcionar via ondas de rádio, como acontece nas rádios comunitárias. O processo tramita no Congresso Nacional e segundo eles o projeto é prejudicado pelas grandes rádios. E reclamam ainda, por não terem padrinhos fortes, o que ajudaria muito no processo de concessão.
A divulgação da programação é feita através de caixinhas de som, que são estrategicamente colocadas
Mais informações:
Site: www.amdiasmacedo.org
Telefone: 3469.9156
Por: Vanessa Oliveira e Iana Susan
Nenhum comentário:
Postar um comentário