O planejamento estratégico para os próximos dois anos da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Ceará (Abraço Ceará) reuniu a coordenação executiva e coordenadores regionais representando as regiões Metropolitana, Sertão Central, Inhamuns, Norte e Vale do Jaguaribe na sede da Apeoc, em Fortaleza, na sexta, 2 de dezembro.
A conjuntura nacional e regional nortearam as discussões do primeiro momento. A reforma da lei de radiodifusão comunitária, as negociações com o Ministério das Comunicações e as relações institucionais foram as principais questões levantadas. A homologação dos coordenadores, eleitos nos Encontros Regionais, e a prestação de contas anual foram realizadas durante a discussão dos assuntos locais.
A produção de cartilha, site, folder, camisas, placas e adesivos foram os encaminhamentos aprovados no planejamento de comunicação. “Queremos fortalecer a imagem da Abraço junto às emissoras”, explicou o coordenador de marketing e comunicação, Valdeci Martins. Na área da organização, foi decidido realizar, em 2012, encontros anuais nas regionais e, a partir de 2013, semestrais. Os coordenadores regionais, além de organizar os eventos, deverão visitar as emissoras para buscar suas filiações. “Devemos fortalecer a presença da Abraço em todo o Estado”, defende o coordenador de organização e mobilização Sérgio Lira.
No planejamento institucional, os coordenadores indicaram a retomada das negociações para formação de uma subcomissão na Assembleia Legislativa e conversações com o Governo do Estado. A Abraço também buscará parceria a Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará (OAB), realizando Seminário Jurídico em 2012.
O 1º Encontro de Formação de Gênero deverá reunir as mulheres dirigentes de rádios comunitárias no mesmo ano. Os cursos de formação sobre Comunicação Comunitária e Jornalismo Popular deverão ocorrer em Jaguarana (Janeiro), Crateús (Fevereiro), Quixadá (Março), Crato (Abril), Iguatu (Maio) e Sobral (Junho).
“Temos convicção que estamos construindo uma estrutura democrática e sólida na Abraço para fortalecer as rádios comunitárias e defender a democratização da comunicação”, concluiu Ismar Capistrano, coordenador executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário