No dia 7 de dezembro, os alunos da disciplina Comunicação Comunitária da Faculdade 7 de Setembro (FA7), lecionada pelo professor Ismar Capistrano, receberam a visita de dois representantes de sites voltados ao trabalho comunitário e de movimentos sociais.
A coordenadora da Agencia de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), Conceição Rosa, e o idealizador do portal Vila Notícia, Marcos Lima, trocaram experiências em um bate papo com os estudantes universitários. Em pauta, a produção de notícias com motes diferentes dos que são comum na grande mídia.
Desde 1997 em Fortaleza, Rosa falou sobre a origem da agência de notícias e explanou acerca da produção efetuada diariamente na página da Adital. "Nossa proposta foge da denúncia, que é comum na mídia tradicional. As pessoas que estão em nossa lista de emails recebem diariamente boletins que dão voz aos movimentos sociais", explica.
>> Conheça a equipe responsável pela Adital!
A Adital foi criada em 1999, fruto do investimento de um empresário italiano que sentiu a necessidade de investir em um meio de comunicação voltado para assistir aos interesses comunitários - políticos, econômicos, trabalhistas etc - de todos os cantos da América Latina.
O sustento da iniciativa vem de colaboradores voluntários, pequenos projetos financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), além de banners publicitários do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza, distribuídos pelo site.
Apesar do atrelo comercial a entidades governamentais, a coordenadora da Adital destaca que o trabalho não sofre intervenção de interesses políticos. "Não sofremos risco de censura por posicionamento ideológico", garante.
Adital Jovem
Conceição Rosa, dentre outros projetos da agência, destacou o projeto de diagnóstico feito por alunos de comunicação, chamado Adital Jovem. Por meio de produções de artigos e notícias, os estudantes mostram a realidade dos trabalhos sociais voltados à juventude na América Latina.
>> Confira o Memorial Frei Tito online!
Trabalho na agência
De acordo com Rosa, o perfil de leitor da Adital é composto praticamente por aqueles interessados em artigos de opinião (pelo menos 70% do público). Não à toa, cerca de 800 mil emails de colaboradores são recebidos pela Adital por dia. A agência possui lista de aproximadamente 3 mil contatos. Honduras, Guatemala e México são os países que mais colaboram com materiais.
A agência possui uma redação reduzida. São oito pessoas que fazem a Adital ter sempre a página atualizada e os emails devidamente analisados. A equipe é composta por duas editoras, três estagiários e três jornalistas.
Sonho de um morador, realização do profissional
Criado no bairro da Vila Velha, o jornalista Marcos Lima sempre se incomodou da forma com que seu bairro era tratado pelos grandes veículos de comunicação. "Só mostram a localidade quando tem morte, assalto, violência", afirma. Movido pelo desejo de fazer algo para mudar essa realidade, Marcos utilizou da sua capacitação profissional para desenvolver um jornal do bairro chamado Vila Notícia.
A publicação, organizada por estudantes da Faculdade Cearense (FaC), teve boa aceitação por parte da comunidade, que abraçou a causa e logo surgiu a colaboração. Em pouco tempo, ganhou visibilidade online com a contrução do blog Vila Notícia Online.
"A grande vantagem do Vila online é a possibilidade de ter espaço ilimitado para publicação de matérias e conteúdo multimídia, com vídeos, fotos...", relata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário