Felipe
Sena
A cultura industrial
popular ou industrial pop é a forma de cultura voltada para as classes
massivas. Para o povão assim dizendo. “A denominação do popular, fica assim
atribuída à cultura de massa (...) como algo ligado à modernidade, à mestiçagem
e à complexidade do urbano” (MARTIN – BARBEIRO, 1998, pg. 70).
Mas, a palavra industrial popular deve ser dividida,
pois cada uma tem uma relação com a sociedade, a primeira é voltada a
informação, ao consumo e a manutenção de poder das classes dominantes. A
segunda voltada para as expressões do povo.
A diferenciação delas segundo Martin – Barbeiro pode
ser feitas da seguinte forma:
·
Econômico:
Popular – Negociação.
Industrial – Força do Capital.
·
Temporal:
Popular – Através de eventos contínuos.
Industrial – Através de eventos
únicos.
·
Cognitivo:
Popular – Transmitido pela família.
Industrial – Transmitido pelo
“mundo” (escola, trabalho, faculdade...)
Desta forma, o autor afirmar que, a cultura
industrial é voltada principalmente para o lucro de seus proprietários e para a
dominação das classes menos favorecidas. Já a cultura popular é um produto do cotidiano
do povo.
Porém, mesmo as duas com diferenças, a indústria
cultural necessita da popular para geral conteúdo. O que surge na cultura
popular é faz sucesso, logo é levado e industrializado pelo outro, na busca
constante de geral lucratividade.
Concluindo, a cultura popular sempre tão massiva e
criticada pela maioria da população por ser brega, tosca e muitas vezes de
apelativa e a principal fonte de ganho das classes dominadoras. Além de ser uma
ótima forma de dominação do povo, pois todos que sabem usar da forma “correta”
está pratica, consegue o retorno imediato.
Um exemplo são os apresentadores de programas
policiais, que por sua proximidade com a população e o uso do cotidiano trágico
delas, se promovem para a busca, na maioria das vezes com sucesso, de cargo
publico. Se tornando os heróis de certo lugares.
Um dos maiores problemas da indústria cultural, a meu ver, é a prepotência de querer universalizar o popular, transformando-o em produto comercial.
ResponderExcluirEm outras palavras, na lógica do pop industrial, a cultura propriamente dita, que representa determinada comunidade por meio de seus costumes e crenças, não tem mais como se desenvolver. Virou um produto como outro qualquer.