segunda-feira, 29 de abril de 2013

A apropriação da cultura popular pelas indústrias culturais



Felipe Sena
A cultura industrial popular ou industrial pop é a forma de cultura voltada para as classes massivas. Para o povão assim dizendo. “A denominação do popular, fica assim atribuída à cultura de massa (...) como algo ligado à modernidade, à mestiçagem e à complexidade do urbano” (MARTIN – BARBEIRO, 1998, pg. 70).
Mas, a palavra industrial popular deve ser dividida, pois cada uma tem uma relação com a sociedade, a primeira é voltada a informação, ao consumo e a manutenção de poder das classes dominantes. A segunda voltada para as expressões do povo.
A diferenciação delas segundo Martin – Barbeiro pode ser feitas da seguinte forma:
·         Econômico:
                        Popular – Negociação.
                        Industrial – Força do Capital.
·         Temporal:
                        Popular – Através de eventos contínuos.
                        Industrial – Através de eventos únicos.
·         Cognitivo:
                        Popular – Transmitido pela família.
                        Industrial – Transmitido pelo “mundo” (escola, trabalho, faculdade...)
Desta forma, o autor afirmar que, a cultura industrial é voltada principalmente para o lucro de seus proprietários e para a dominação das classes menos favorecidas. Já a cultura popular é um produto do cotidiano do povo.
Porém, mesmo as duas com diferenças, a indústria cultural necessita da popular para geral conteúdo. O que surge na cultura popular é faz sucesso, logo é levado e industrializado pelo outro, na busca constante de geral lucratividade.
Concluindo, a cultura popular sempre tão massiva e criticada pela maioria da população por ser brega, tosca e muitas vezes de apelativa e a principal fonte de ganho das classes dominadoras. Além de ser uma ótima forma de dominação do povo, pois todos que sabem usar da forma “correta” está pratica, consegue o retorno imediato.
Um exemplo são os apresentadores de programas policiais, que por sua proximidade com a população e o uso do cotidiano trágico delas, se promovem para a busca, na maioria das vezes com sucesso, de cargo publico. Se tornando os heróis de certo lugares.

Um comentário:

  1. Um dos maiores problemas da indústria cultural, a meu ver, é a prepotência de querer universalizar o popular, transformando-o em produto comercial.

    Em outras palavras, na lógica do pop industrial, a cultura propriamente dita, que representa determinada comunidade por meio de seus costumes e crenças, não tem mais como se desenvolver. Virou um produto como outro qualquer.

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