quarta-feira, 24 de abril de 2013

PENSAMENTO LATINO AMERICANO DA COMUNICAÇÃO - O debate sobre a comunicação coincide com a entrada de capital estrangeiro no setor de comunicação...

Na America Latina o debate sobre a comunicação coincide com a entrada de capital estrangeiro no setor de comunicação e é aí onde há uma necessidade de construir uma via latino-americana para estudar e interpretar os processos comunicacionais.

O desenvolvimento e a aplicação das teorias da comunicação na América Latina foram formadas durante o período de quase 60 e até meados dos anos oitenta pelo "efeito cruzado" de dois hegemonia teórica: o pensamento instrumental de pesquisa estadunidense e paradigma ideólogo da América teoria social americana.


 O conceito de dês codificação é essa relação que é pensada como as formas pelas quais os sujeitos atendem, reagem e processam as mensagens em seu contexto social. Itânia Gomes acha que essas pesquisas possuem cinco frentes culturais: estudo sobre as culturas contemporâneas, recepção ativa, consumo cultural, enfoque integral da audiência e uso social dos meios. Mas outra característica da pesquisa da recepção na America Latina é a relação dos receptores com meios comunitários e alternativos e outras formas não midiáticas de comunicação. Mas também a recepção é um termo ambíguo na teoria da comunicação porque, por vezes, foi considerada uma oposição à produção, torna-se elemento fundamental para compreender “a significação que grupos distantes atribuem a tecnologias comunicativas”. Por isso a recepção deve ser considerada como um lugar de reconhecimento e de construção de sentido.

Berger acha que a comunicação é vista como um saber demasiado amplo e vago. Por isso e por mais cosas traçar a linha que separa a comunicação de outras disciplinas não é tarefa das mais fáceis. 
       A comunicação é pensada, então, por sua relação com a cultura por ser uma atividade produtora de sentido e laços societários.
Comunicação tem estado sob vários arranjos que prevalecem na sociedade, como os avanços tecnológicos que ajudaram a crescer comunicação. Na América Latina há movimentos para promover a ciência da comunicação, não só no continente latino-americano, mas também ao redor do mundo.

LINKS:
http://www.eca.usp.br/associa/alaic/revista/r6/art_09.pdf
http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999fjl/73melop.htm

Um comentário:

  1. Atender, reagir e processar: a tríade da relação dos receptores com a mensagem. O texto ressalta a importância do pensamento latino-americano na Comunicação e seus objetos de estudo. Destaco o seguinte trecho: "a recepção deve ser considerada como um lugar de reconhecimento e de construção de sentido".

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