Na
America Latina o debate sobre a comunicação coincide com a entrada de capital
estrangeiro no setor de comunicação e é aí onde há uma necessidade de construir
uma via latino-americana para estudar e interpretar os processos
comunicacionais.
O desenvolvimento e a aplicação das teorias da comunicação na América Latina
foram formadas durante o período de quase 60 e até meados dos anos oitenta pelo
"efeito cruzado" de dois hegemonia teórica: o pensamento instrumental
de pesquisa estadunidense e paradigma ideólogo da América teoria social
americana.
O conceito de dês codificação é essa relação
que é pensada como as formas pelas quais os sujeitos atendem, reagem e
processam as mensagens em seu contexto social. Itânia Gomes acha que essas
pesquisas possuem cinco frentes culturais: estudo sobre as culturas
contemporâneas, recepção ativa, consumo cultural, enfoque integral da audiência
e uso social dos meios. Mas outra característica da pesquisa da recepção na
America Latina é a relação dos receptores com meios comunitários e alternativos
e outras formas não midiáticas de comunicação. Mas também a recepção é um termo
ambíguo na teoria da comunicação porque, por vezes, foi considerada uma
oposição à produção, torna-se elemento fundamental para compreender “a
significação que grupos distantes atribuem a tecnologias comunicativas”. Por
isso a recepção deve ser considerada como um lugar de reconhecimento e de
construção de sentido.
Berger acha que a comunicação é vista como um saber demasiado amplo e vago. Por
isso e por mais cosas traçar a linha que separa a comunicação de outras
disciplinas não é tarefa das mais fáceis.
A
comunicação é pensada, então, por sua relação com a cultura por ser uma
atividade produtora de sentido e laços societários.
Comunicação tem estado sob vários arranjos que prevalecem na sociedade, como os
avanços tecnológicos que ajudaram a crescer comunicação. Na América Latina há
movimentos para promover a ciência da comunicação, não só no continente
latino-americano, mas também ao redor do mundo.
LINKS:
http://www.eca.usp.br/associa/alaic/revista/r6/art_09.pdf
http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999fjl/73melop.htm
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http://www.eca.usp.br/associa/alaic/revista/r6/art_09.pdf
http://www.ull.es/publicaciones/latina/a1999fjl/73melop.htm
Atender, reagir e processar: a tríade da relação dos receptores com a mensagem. O texto ressalta a importância do pensamento latino-americano na Comunicação e seus objetos de estudo. Destaco o seguinte trecho: "a recepção deve ser considerada como um lugar de reconhecimento e de construção de sentido".
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