terça-feira, 16 de novembro de 2010

Produção de video independente abre portas para o Álvaro Weyne


As tecnologias de comunicação têm passado por importantes mudanças, desde a chegada das novas tecnologias digitais. Entre elas, destaca-se o “Vídeo popular”. O Vídeo popular é o conjunto das produções e dos modos de atuação dos grupos de vídeo junto aos movimentos populares.

No princípio, havia muitas limitações para sua realização e distribuição. O sistema era analógico. Existiam problemas na distribuição de material, mensagem e na exibição audiovisual. A distribuição de fitas de vídeo VHS para exibição coletiva pelos grupos era muito caro.

Porém, com a chegada das novas tecnologias digitais, diversas portas foram abertas para o vídeo popular. Além de contar com a distribuição de cópias, agora em DVD, a difusão das obras conta com o ciberespaço. Sites especializados, como o YouTube, oferecem alternativas gratuitas e eficientes.

Surgiram outros canais para difundir os vídeos populares, como a telefonia móvel. Com um simples telefone

celular pode-se captar, editar e enviar vídeos para lideranças populares que, reenviam os mesmos para outros grupos. Tudo em um pequeno espaço de tempo. Além dos os blogs especializados, que conseguem aliar o texto aos videos, estes publicados em outros provedores como o YouTube, Yahoo Videos e Uol Videos.

Um bom exemplo de Vídeo Popular que deu certo em Fortaleza é WebTV UMLAW (União dos Moradores de Luta Do Álvaro Weyne). Em abril, eles receberam a primeira etapa da capacitação em vídeo popular, desenvolvida pela TV Janela, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Dez comunicadores populares dos bairros Álvaro Weyne e Dias Macedo foram beneficiados com o repasse de novas técnicas em vídeo popular nas áreas de iluminação, linguagem de câmera e edição não linear com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de produções em audiovisual da WebTV UMLAW.

Por Hellen Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário