A rádio comunitária,localizada no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, é um projeto desenvolvido pela comunidade, que representa os interesses dos moradores do bairro. A rádio nasceu em 1997 com uma programação voltada para os evangélicos da comunidade sendo inicialmente batizada, por rádio 100% Jesus. Por complicações financeiras, a rádio teve que encerrar a programação.
A associação do bairro Dias Mâcedo foi inaugurada na década de 80, mas ganhou notoridade em 2000 quando o membro da comunidade Humberto de Souza reativou os programas da rádio que ganhou novo nome: Rádio Comunitária Dias Macedo.A programação deixou de ser exclusividade dos programas evangélicos passando então a divulgar programas jornalísticos, programas de esporte e as novidades que acontecem no bairro.
O bairro possui 02 pontos de apoio para acesso da instalação das caixas de som que ficam distribuídas nas ruas da comunidade.Hoje, a rádio possui 50 caixas de som que propagam a programação da rádio. A população fica dividida entre os que manifestam interessem de terem as caixas próximas as residências, e os que chegam a repudiar o barulho produzido pela rádio. É estabelecido acordos amigáveis entre os moradores, onde todos possam ficar a vontade com o som emitido. O incomodo que as caixas trazem é por terem características dos "velhos alto- falantes" que por estarem instalados, toda a rua escuta sem direito de desligar ou diminuir, a qualquer momento.Para os moradores mais tradicionais, chega a ser um prazer ter a caixa próximo as residências. Os custos das caixas chega a R$ 100,00 que são financiados pelos moradores.
A programação contempla os mais variados gostos, são: programas jornalísticos, programação esportiva e música de varios estilos, do brega à MPB. O horário do funcionamento da rádio é das 07:00 às 19:00 hs. Para estabelecer a programação fixa a associação conta com o apoio da comunidade para montar e colocar no ar a programação. O grande desafio da associação é encontrar voluntários que possam trabalhar no projeto. A rádio é uma estrutura pequena que recebe ajuda de custo da prefeitura que é suficiente apenas para manter a conta de energia.Não tendo condições para estabelecer salários entre os integrantes, a associação conta com os trabalhos voluntários. Outro meio de renda da rádio são os doze anunciantes locais que pagam valores simbólicos para divulgarem os comércios da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário