terça-feira, 28 de maio de 2013

Ondas do Dendê

Há 21 anos, a comunidade do Dendê, localizada no bairro Edson Queiroz, conta com uma rádio própria. Basta caminhar um pouco pelas ruas para perceber que os postes transmitem uma "energia" diferente, através das caixas de som sintonizadas na Dendê Sol.

A rádio comunitária surgiu a partir da necessidade de dar voz aos moradores, de forma gratuita e independente. "Na época, um senhor tinha uma radiadora e cobrava uma taxa para transmitir informes", explica João Almeida, idealizador e locutor do projeto. Mas João foi mais longe. Com a participação da própria comunidade, ofereceu uma programação eclética: das músicas aos temas.

Além de levar para os moradores assuntos de interesse geral e local, como notícias, dicas de culinária e religião, a rádio faz a transmissão de eventos realizados a algumas quadras dali, como partidas de futebol e a Feira Economia Solidária. Em troca de propaganda, alguns comerciantes apoiam com a contribuição simbólica de 30 reais mensais.

O estúdio é pequeno, a equipe também (cerca de seis voluntários que se revezam em horários alternados), mas o projeto hoje faz parte de algo grandioso, que inclui ainda atividades sociais como cursos de capacitação e a Associação de Mulheres Dendê Sol.

Para a comunidade, o projeto é tão importante que, segundo João, quando a rádio fica fora do ar por algumas horas, as pessoas vão até o estúdio e perguntam: “O que está acontecendo? Por que vocês não estão no ar hoje?”, diz, sorrindo, o locutor.

Associação de Mulheres Dendê Sol movimenta a economia da comunidade 

Ampliar horizontes e possibilitar novas expectativas profissionais às mulheres da comunidade Dendê. Foi com esse objetivo que, em meados de 2000, um grupo de mulheres da comunidade decidiu se unir em uma associação (futuramente denominada Associação de Mulheres Dendê Sol) para dar uma nova finalidade às suas habilidades artísticas como artesanato e fabricação de bijuterias.

De acordo com João Almeida, essa associação, constantemente apoiada pela rádio, tem transformado a vida não só das mulheres da comunidade, mas de todos que dela participam. Principalmente porque, a partir dessa iniciativa, diversas entidades como, por exemplo, a Prefeitura de Fortaleza e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), começaram a investir em cursos de capacitação profissional para a comunidade.

Além disso, a associação, em parceria com a rádio Dendê Sol, realiza todos os sábados, uma feirinha para movimentar a economia da comunidade. Segundo João Almeida, o evento semanal tem gerado bastante repercussão e, cada vez mais, está chamando a atenção dos demais bairros de Fortaleza para o belíssimo trabalho comunitário realizado pela comunidade Dendê.

(Luana Severo, Lara Costa, Felipe Sena e Anna Lionte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário