Por Soriel Leiros, Diana Valentina e José Gabriel
No decorrer do primeiro semestre de 2013, nos deparamos com diversos conceitos da área de Comunicação, inclusive, a própria definição do que é Comunicação, importantes para nós, jornalistas em formação. Resgatamos autores, dividimos opiniões, realizamos debates e discussões. Conhecemos novas possibilidades de mudança, da defesa da coletividade, da reivindicação de direitos, da tentativa de integração com os diferentes setores da sociedade, enfim, nos deparamos com o ideal de comunidade, daquilo que pode ser e, de fato, é popular.
O encerramento da disciplina foi marcado pelo contato com mais um ponto dentro desse contexto: a educomunicação. Já que respondemos tanto a pergunta “o que é?” durante os últimos meses, chegou o momento de entender como funciona a educação e a comunicação juntas, e qual o resultado da junção desses dois universos.
A educomunicação tem como proposta de criação de ambientes comunicativos abertos, onde podemos ter diálogos criativos em espaços educativos, quebrando assim a hierarquia existente na forma atual de distribuição de conhecimento. Sua meta é construir a cidadania a partir da ideia de que todos têm direito à expressão e à comunicação.
A partir da educomunicação é possível promover uma educação onde o sujeito é colocado a pensar, desenvolver sua consciência e seu senso crítico, o que é extremamente importante dentro nosso país.
Como exemplos da educomunicação na prática, temos a ONG Catavento, que existe desde 1995 e atua principalmente na democratização e compreensão das diversas formas de comunicação. Promovendo encontro de culturas diferentes, sempre tentando mobilizar e sensibilizar profissionais para a importância dos processos comunicativos. A ONG desenvolve projetos em todo o Ceará e tem como foco ações no contexto do semi-árido.
O encerramento da disciplina foi marcado pelo contato com mais um ponto dentro desse contexto: a educomunicação. Já que respondemos tanto a pergunta “o que é?” durante os últimos meses, chegou o momento de entender como funciona a educação e a comunicação juntas, e qual o resultado da junção desses dois universos.
A educomunicação tem como proposta de criação de ambientes comunicativos abertos, onde podemos ter diálogos criativos em espaços educativos, quebrando assim a hierarquia existente na forma atual de distribuição de conhecimento. Sua meta é construir a cidadania a partir da ideia de que todos têm direito à expressão e à comunicação.
A partir da educomunicação é possível promover uma educação onde o sujeito é colocado a pensar, desenvolver sua consciência e seu senso crítico, o que é extremamente importante dentro nosso país.
Como exemplos da educomunicação na prática, temos a ONG Catavento, que existe desde 1995 e atua principalmente na democratização e compreensão das diversas formas de comunicação. Promovendo encontro de culturas diferentes, sempre tentando mobilizar e sensibilizar profissionais para a importância dos processos comunicativos. A ONG desenvolve projetos em todo o Ceará e tem como foco ações no contexto do semi-árido.
Outro exemplo interessante de ser citado é a ONG Viração, criada em 2003 e que atua nessa área divulgando práticas de educomunicação e mobilizando jovens e educadores. AONG tem projetos como a Revista, Agência de Notícias e mais 131 projetos desenvolvidos nos dez anos de sua existência.
Site da ONG Viração |
A adoção do modelo pelo governo
Com a proposta da educomunicação também foi criado um curso de Licenciatura na USP, visando o desenvolvimento e atuação do educomunicador. O objetivo do curso é suprir a demanda criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que, década de 90, introduziu a comunicação, suas tecnologias e linguagens como conteúdos metodológicos no ensino médio do país.
O governo federal também adota o modelo de educomunicação em algumas ações desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente. O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) caracteriza-se pela articulação de estratégias que tem na educação ambiental o principal foco. De acordo com texto, disponível no site do Ministério, “Em atendimento à lei 9795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental, esta linha de ação tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade”.
Encontro de Educomunicação
A educomunicação parece muito mais abrangente do que se imagina. Você sabia que existe um encontro nacional para educomunicadores? Em 2012, foi realizado o IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, que discutiu várias temáticas, como “Educomunicação Sociambiental”, “Educomunicação e Saúde”, “Pedagogia da Comunicação” e “Mediação tecnológica em espaços educativos”. O evento ocorreu no bairro de Vila Mariana, na cidade de São Paulo e, ao todo, de acordo com a programação, contou 4 mesas-redondas, 20 painéis e 78 papers.
Com a proposta da educomunicação também foi criado um curso de Licenciatura na USP, visando o desenvolvimento e atuação do educomunicador. O objetivo do curso é suprir a demanda criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que, década de 90, introduziu a comunicação, suas tecnologias e linguagens como conteúdos metodológicos no ensino médio do país.
O governo federal também adota o modelo de educomunicação em algumas ações desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente. O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) caracteriza-se pela articulação de estratégias que tem na educação ambiental o principal foco. De acordo com texto, disponível no site do Ministério, “Em atendimento à lei 9795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental, esta linha de ação tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade”.
Encontro de Educomunicação
A educomunicação parece muito mais abrangente do que se imagina. Você sabia que existe um encontro nacional para educomunicadores? Em 2012, foi realizado o IV Encontro Brasileiro de Educomunicação, que discutiu várias temáticas, como “Educomunicação Sociambiental”, “Educomunicação e Saúde”, “Pedagogia da Comunicação” e “Mediação tecnológica em espaços educativos”. O evento ocorreu no bairro de Vila Mariana, na cidade de São Paulo e, ao todo, de acordo com a programação, contou 4 mesas-redondas, 20 painéis e 78 papers.
A seguir um vídeo sobre Educomunicação com o prof. Ismar de Oliveira Soares, da Usp.
Links para saber mais:
Guia do Estudante: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/educomunicacao-685058.shtml
Encontro de Educomunicação: http://www.cca.eca.usp.br/content/iv-encontro-brasileiro-educomunicacao
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