quinta-feira, 25 de junho de 2015

Fábrica de Imagens

A comunicação em defesa dos outros olhares
Texto por Ângela Barroso 

A Organização Não Governamental (ONG), Fábrica de Imagens, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e patrocinado pela Petrobrás e Governo Federal, trabalha com ações de promoção da igualdade de gênero e afirmação da diversidade sexual através de formação, produção, difusão na área cultural e de comunicação na fabricação de imagens, vídeos e jogos eletrônicos.
Tudo começou por uma ação desenvolvida em Fortaleza com o tema “ A face masculina do planejamento familiar”, no período de 1994 a 1997. Esse projeto de pesquisa tinha como objetivo, traçar um perfil do nível de inserção de homens de classes populares (operários da construção civil), na esfera do planejamento familiar e, então, pela ação socioeducativa, trabalhar a construção de relações de gênero imparcialmente.

Segundo a jornalista Monique Linhares, que colabora na Fábrica de Imagens, a ONG iniciou as atividades com trabalhos e discussão sobre gêneros, nas oficinas realizadas com os pedreiros da construção civil, “ durante as formações eram encaixadas as questões sócio político, gênero, direito da mulher e do combate ao machismo principalmente nesse ambiente tão hostil para as mulheres na construção civil”, disse.
Após o sucesso desse projeto inicial, a Fábrica de Imagens, viu a possibilidade de trabalhar com a comunicação na realização de cursos de fotografia,audiovisual, jogos eletrônicos e animação 3D, nascendo assim o Centro de Arte, Cultura, Comunicação e Novas Tecnologias (CACTO).Essa iniciativa da Fábrica,é patrocinada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras, tendo como objetivo a constituição de um centro de referências em estratégias culturais para promover os direitos humanos com foco nas áreas de gênero, diversidade sexual e juventude.

Na Fábrica são realizados quatro cursos por ano, um de cada modelo. As aulas acontecem três vezes por semana, no período de 6 a 8 meses entre jovens de 16 a 19. A preferência é para os alunos de escola ou faculdades públicas não excluindo os particulares, “desejamos que aqui seja um espaço comunitário onde os participantes saiam com uma perspectiva maior de emprego na área de comunicação após a conclusão do curso”, comenta Monique, afirmando que muitos jovens saíram com emprego garantido pois os cursos são constantemente renovados.
O diferencial dos cursos realizados na Fábrica, segundo a jornalista, são os módulos sócios políticos realizados antes de chegar na parte prática a mais esperada pelos alunos. Assuntos como direitos humanos, raça, etnia, conflitos geracionais e religião são abordados com os participantes,acontecendo primeiro uma conscientização antes das aulas teóricas e práticas.

 Além de fornecer gratuitamente todo o material necessário como câmeras, computadores, e toda a parte tecnológica, também são gratuitos as inscrições, transportes e lanche na hora dos intervalos.Para fazer um dos cursos basta preencher um formulário e ao ser selecionado participa de uma entrevista.
Outros projetos fazem parte da Fábrica de Imagens. “Outros Olhares” que tem como objetivo formação de futuros educadores, agentes sociais e ativista por meio de eventos, materiais e debates pautados nos direitos humanos, gêneros e diversidade sexual. Já o projeto “Curta O Gênero” se coloca como uma contribuição para a mudança de mentalidade por meio das produções audiovisuais, documentários e exposição fotográfica mostrados em eventos e simpósios e denunciam neles, as desigualdades e preconceitos contra a mulher, paternidade, classe social e exploração sexual. De forma artística, esses projetos abrem espaços para melhor discutir sobre essas temáticas.

São muitos os desafios enfrentados principalmente de estrutura de sustentabilidade e da participação inconstante dos jovens que gera uma grande evasão dos participantes nos cursos, apesar da gratuidade. Porém há sempre uma ideia nova para atraí-los, “usamos da criatividade, da formação humana, acompanhamento nos equipamentos e de bons profissionais para fazermos um diferencial”, garante Marcos Rocha coordenador geral da ONG.
Para a estudante Nicole Silva,17 anos e que estuda na rede pública, participar do curso de fotografia está sendo maravilhoso, “em nenhum outro lugar teria uma oportunidade como essa. Já aprendi muito”, diz entusiasmada à espera do primeiro emprego.

Fábrica de Imagens
Rua Odilon Benévolo, 1133, Maraponga – Fortaleza, Ceará.
CEP: 60710-715
Telefone(s): 85-34951887




Nenhum comentário:

Postar um comentário