sexta-feira, 26 de junho de 2015

Site leva o bairro de Messejana para a internet

 Portal Messejana aproxima os moradores e ajuda a dar destaque a uma importante região de Fortaleza 

Texto por Gabriela Neres

Com a expansão da internet o ato de comunicar ficou mais fácil. Qualquer um, em qualquer lugar pode produzir informação e compartilhá-la em segundos. Tudo ficou mais ágil. Essa facilidade também chegou nos meios de comunicação comunitários, que encontraram na web um meio de produção simples, barato e que não exige muitos conhecimentos. Isso simplificou a criação de conteúdos feitos pela comunidade para a comunidade.
O Portal Messejana é um exemplo disso. No ar há mais de oito anos, o site – que é uma iniciativa do Instituto Portal Messejana– é produzido por alguns moradores do bairro de Messejanae tem como objetivointegrar a comunidade dessa região de Fortaleza e produzir um conteúdo direcionado a ela. O instituto, que mantém o site no ar, é uma organização não-governamental e não possui fins lucrativos. O Portal Messejanaé considerado, atualmente, o maior núcleo de informações sobre o bairro disponibilizado na internet.
Com reportagens e artigos que vão desde o histórico do bairro Messejana até pontos turísticos do Ceará, o portal tornou-se conhecido entre os moradores e virou uma ponte entre o poder público e a população. É comum ver na página do Facebook, mantida pelo portal, reclamações sobre ruas esburacadas, esgotos a céu aberto, praças sem manutenção, entre outros assuntos que competem à prefeitura. Uma boa maneira de tornar os problemas do bairro mais visíveis.

O Portal Messejana também ajuda a dar destaque ao comércio local com uma aba no site que faz anúncios dos empreendimentos do bairro. “Dentro das propostas do Instituto está a integração da comunidade e o oferecimento de publicidade a baixo custo para o empresariado. Assim, todos são beneficiados. Os empresários e os clientes, que podem consultar os diversos produtos e serviços oferecidos na grande Messejana”, explica adireção do instituto.
Outro assunto que ganha destaque no site são os pontos turísticos cearenses. A equipe do portal visita diversos locais e os apresenta através de reportagens no Youtube e fotografias, ajudando a promover o Ceará.

O contato com os moradores é constante. O site possui um local para que recados, artigos, reclamações sejam enviados para os administradores. Além disso, o portal está presente nas redes sociais mais comuns como o Facebook e o Twitter, onde a interação se dá por meio dos comentários e bate-papos.

Com tantos serviços para a população o Instituto Portal Messejana recebeu reconhecimentos nas esferas federal, estadual e municipal. Em 2012, o instituto foi qualificado, pelo Ministério da Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). “O reconhecimento do Instituto Portal Messejana como OSCIPsignifica mais um passo da entidade no sentido de realizar seus projetos de interesse público e de toda a comunidade”, destaca a direção do portal.

Em 2013, a Câmara Municipal de Fortaleza, através do Projeto de Lei n° 0092/2013, reconheceu o instituto como entidade de Utilidade Pública. Já o Governo do Estado do Ceará fez esse reconhecimento em 2014, com a lei n° 15.701.

Beleza em destaque

O Concurso Garota do Mês Portal Messejana, realizado desde 2012, é um dos pontos fortes do portal. O projeto busca promover a beleza da juventude do bairro e facilitar o acesso profissional das garotas que desejam ingressar na carreira de modelo.
A cada mês uma jovem é escolhida como “garota do mês” através de votação na fanpage do portal. A eleita do mês ganha um book fotográfico feito por um parceiro do Portal Messejana e tem suas fotos divulgadas no site. A cada ano, todas as “garotas do mês” participam de um desfile produzido pelo portal onde a Garota Portal Messejana é escolhida.
Para Yohanna Furtado, 19, ser escolhida como a Garota Portal Messejana 2014 só trouxe benefícios. “Ganhei brindes, presentes, dia de beleza em alguns salões de Messejana. Ganhei uma viagem pra Guaramiranga, passeios, book com fotos... Reconhecimento também. Digamos que foi uma experiência maravilhosa”, conta a jovem, que passa a faixa para a próxima garota em setembro desse ano.

 SERVIÇO
Portal Messejana: www.portalmessejana.com.br
Facebook: Portal Messejana
E-mail: contato@portalmessejana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário