segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Repórter Cuca: juventude e comunicação a favor da cidadania


Integrar jovens e formar cidadãos são os principais propósitos da Rede de Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Rede Cuca) em Fortaleza. Congregando esses objetivos à necessidade de divulgar os projetos e atividades da Rede, surgiu o Repórter Cuca: um programa de formação em comunicação e produção de conteúdos para jovens entre 15 e 29 anos. Composto por 12 integrantes, sendo seis para cada Cuca, o programa é responsável pela cobertura das atividades culturais e sociais dos centros, além de produzir notícias voltadas aos interesses da juventude e ao respeito aos direitos humanos.

A equipe do Repórter Cuca divulga a agenda cultural em meios digitais e na rádio de alto-falantes dos Cucas, publica pequenos vídeos e reportagens – entre um e dez minutos de duração – no canal Comunicação Popular do YouTube e também gerencia uma página própria no Facebook.

Escute a entrevista de Nágela Gois, ex-participante do Repórter Cuca e estudante de Jornalismo, sobre o projeto:


Caroline Souza é estudante de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) e estagiária do projeto, ela afirma que os jovens têm total liberdade de edição e de produção, mas que muitas vezes as produções realizadas acabam à divulgação de agenda. A estudante conta também que seu estágio é de quatro horas diárias durante o turno da tarde.

Tábata Campos iniciou no meio da comunicação como repórter Cuca na unidade Barra do Ceará. A universitária – que também estagia no setor de comunicação da Rede Cuca – afirma que, por causa da liberdade, existem algumas diferenças entre as produções dos três centros. “Na Barra é muito forte a questão do rádio, fazíamos muitas produções: spots, flashes etc. Aqui (no Mudubim) tem mais impresso e internet”, comenta.

As seleções para o programa Repórter Cuca ocorrem, no geral, de dois em dois anos. Para participar, os candidatos devem preencher uma ficha de inscrição na coordenação dos Cucas e apresentar cópias do RG e CPF. Ainda é necessário também ter participado de algum programa ou curso ofertados pela Rede Cuca.

Confira uma das produções do Repórter Cuca:




Expediente:
Texto/Imagens: Paulo Cardoso, Daniel Rezende e Emanuel Denizard
Podcast: Lérida Freire
Vídeo e Edição Final: Yngrid Matsunobu

Reportagem realizada pelos alunos de Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof. Dr. Ismar Capistrano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário